Agroecologia - Saúde que vem da terra
Alimentos para a saúde
A agroecologia favorece o aumento da diversidade nos sistemas produtivos, prioriza o resgate da produção de alimentos saudáveis sem comprometer a dinâmica dos ciclos da natureza e, dessa forma, promove a segurança e soberania alimentar das famílias agricultoras. Esta é uma excelente estratégia para retomada da autonomia na Reserva Indígena de Dourados, uma vez que a origem da agroecologia está no patrimônio cultural e material dos povos tradicionais.
Este eixo do projeto objetiva proporcionar à Comunidade Indígena de Dourados o resgate da antiga prática de produzir alimentos saudáveis através da agroecologia, e ampliar o protagonismo das mulheres e dos jovens neste arranjo produtivo.
A primeira ação deste eixo reuniu cerca de 30 famílias, com as quais se estabeleceu o diálogo apresentando as possibilidades de cultivar seus alimentos de forma saudável. Após essa atividade iniciou-se a implantação de uma horta modelo com uma família da comunidade, cuja primeira colheita de alimentos aconteceu no final de abril de 2023. Em maio de 2023, já são três famílias e um coletivo de mulheres indígenas trabalhando em suas hortas agroecológicas.
Além da implantação das hortas na comunidade, este eixo atua na formação de professores no tema agroecologia, para que estes possam desenvolver outros projetos na comunidade indígena. A formação dos professores será na escola Araporã, em 5 módulos, na pedagogia da alternância, totalizando 80 horas de atividades. Até o momento, maio de 2023, já aconteceram três módulos.